Esquadrias de qualidade evitam acidente

Vai viajar? 11 cuidados com a casa no período de férias
27 Dezembro, 2017
Confira a nova tendência: cores e texturas em esquadrias de alumínio
22 Janeiro, 2018

Esquadrias de qualidade evitam acidente

Em dezembro de 2015 um guarda-corpos de vidro caiu do terraço de um edifício residencial na em Balneário Camboriú – SC. A peça acabou por atingir e ferir uma pedestre que andava pela calçada. a especificação e instalação de guarda-corpos e esquadrias de alumínio que não seguem as normas ABNT NBR 14718, 10821 e NBR 15575 podem ocasionar graves acidentes − mais comuns do que a maioria das pessoas imaginam. Para Luis Claudio Viesti, coordenador técnico da AFEAL, “alguns aspectos de segurança e resistência devem ser considerados quando se projeta um perfil de guarda-corpos e esquadrias.

Eles devem levar em consideração cargas de vento, cargas máximas, sistema de ancoragem, pressões negativas (força de sucção), desenho das juntas e propriedades dos materiais”. Para combater e alertar os consumidores, a AFEAL, por meio do Programa Setorial da Qualidade, vinculado ao Ministério das Cidades, no âmbito do PBQP-H – Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat, promove o rastreamento de produtos em desacordo com as normas técnicas. A entidade objetiva com essas ações eliminar do mercado os produtos que não atendam às normas de desempenho vigentes hoje no país.

Não existe ainda um levantamento, mas vários são os exemplos de acidentes às vezes com mortes, que se repetem pela utilização de produtos não conformes no mercado. No início de 2014, um guarda-corpos fora dos padrões motivou a queda de uma criança de três anos no aeroporto do Galeão (RJ). O episódio fez com que a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – solicitasse a revisão da norma técnica de guarda-corpos para edificações.

Em setembro de 2015, na cidade de Taboão da Serra, na grande São Paulo, um menino de 5 anos caiu após atravessar a janela do banheiro do apartamento em que morava no 26º andar. Técnicos apontaram que a janela não seguia os padrões de segurança estabelecidos na norma ABNT NBR 10821, de esquadrias externas para edificações. Para Viesti, a condição de uma estrutura metálica – vidros e seus componentes – possui vida útil e precisa de manutenções periódicas, ou até mesmo trocas desses componentes, caso haja a necessidade por motivos de deficiência no desempenho dos mesmos.

Segundo o especialista, a falta de manutenção e a utilização de produtos inadequados para limpeza afetam o desempenho dos componentes, podendo ocasionar o desprendimento, rompimento e ressecamento, gerando vazamentos e até mesmo acidentes que podem afetar a integridade humana.